Fechar

SOBRE LER e o SABER…

INTERESSANTE SABER SOBRE A LEITURA

O melhor benefício da leitura na verdade são muitos:

 

– Agrega conhecimento e cultura;

 

– Aumenta o seu vocabulário em memória;

 

– Faz a mente funcionar melhor e retarda males como Alzheimer;

 

– Você vive o que está nas frases, ou seja apura a imaginação;

 

– Você “Raciocina” enquanto lê;

 

– Compila dados em seu cérebro para análise automática de situações;

 

– Aumenta seu poder de discernimento entre o correto e o incorreto;

 

– Melhora o seu enfoque sobre a vida e dá motivação para a mesma;

 

– Melhora o seu conceito sobre você mesmo;

 

– revitaliza as funções do globo ocular e músculos ópticos se a leitura for feita da forma correta e outros benefícios de ordem neuro fisiológicas.

Há de se entender, que existem livros e práticas que agregam ou desagregam elementos, ou valores, importantes para você, pratique ser seletivo, antes de ler um livro, ainda na livraria, saiba:

 

1.- Do que trata a obra.

 

2.- Leia a orelha, leia a contra capa.

 

3.- Jamais compre um livro pelo título. Saber o tema ao que refere-se a obra cria uma pré-disposição psicológica para a leitura.

 

4.- Jamais na livraria leia o miolo do livro (páginas do livro), não quebre o encanto da surpresa.


O prazer de ler:

 

1.- Não se engane, ler um livro físico traz benefícios maiores que ler um livro digital, no celular, tablet ou no desktop;

 

2.- Ler um bom livro É PURO PRAZER e para alguns leitores pode ser comparado a entrar num carro novo pela primeira vez, ou ainda pela primeira vez usar algo que te deu prazer em comprar, tomar o primeiro gole de vinho tinto de uma garrafa que acabou de abrir, ou seja antes de começar a ler, ou  de abrir o livro, feche os olhos e sinta levemente com o nariz próximo, o cheiro do seu livro novo, isso é mágico;

 

3.- Não leia antes de dormir, ou como se diz na cama, prefira uma cadeira de leitura;

 

4.- Use iluminação natural vinda do lado esquerdo lateral a você sem criar sombras no livro;

 

5.- O horário ideal para ler, se também tomou uma xícara de café preto* no café da manhã, prefira dias do fim-de-semana para a leitura, entre 10 h e 11h 30 min ou à tarde das 15h às 16h 30 min (horários ideais);

 

6.- Não leia um livro direto, livro não é bebida alcoólica, eduque a si mesmo, LIVRO É PRAZER,

funcionando um capítulo da sua série semanal preferida, 1h 30min  é o suficiente nos fins-de-semana;

 

7.- Se fizer leitura para crianças antes de dormir, cuidado com o tipo de leitura que fará, selecione a obra antes, e acostume a criança a receber cada dia um pouco da leitura, daquela história, não despeje uma história inteira, “isso gera a ansiedade” de sempre ter uma história inteira diariamente, o que é errado, faça um cafuné suave na criança enquanto lê, assim que ela dormir, use um marcador de livro e faça de leve usando um lápis, um sinal de onde parou, para continuar a leitura infantil na noite seguinte.

8.-A leitura aumenta o capital intelectual, quando mais cedo incentivar crianças a ler, melhores cidadãos estarão ingressando na sociedade de forma gradativa;

9.- Se a sua profissão lhe dá o prazer da leitura diária, ou se você é um revisor literário, como LeTsirc, um crítico literário ou um escritor parabéns, você é uma pessoa agraciada plenamente por um dos melhores prazeres da vida.

 

Observando Le Tsirc, revisora, tem uma capacidade de leitura impressionante, ela lê livros diversos de autores aclamados. Livros inclusive sobre política, conservadorismo, soberania do povo, política, filosofia, comunismo, comunismo/globalismo, cristianismo, etc; independente  do número de páginas e ao discutirmos sobre uma obra observo que ela tem uma das maiores capacidades de compilação de conhecimento que conheço, sobre obras, com precisão impressionante, analógica e crítica. Nesse caso estamos ganhando maior poder de análise, sobre o que a leitura pode nos beneficiar e mais para à frente estaremos passando mais informações.  Vamos falar agora dos últimos itens, o seu Ambiente sonoro de Leitura e a Relação da Leitura com o mundo atual.

O ambiente sonoro da leitura:

 

Leitura… o ideal é ser feita em silêncio e sem música ambiente cantada, a música faz seu cérebro funcionar alternadamente para as emoções que ela cria e para o que está lendo, isso tirará o foco e o prazer da leitura. Se mesmo assim você é amante da música prefira música clássica sem vocal em tom bastante baixo deixando som ambiente bem light, suave, de modo a não quebrar a leitura.

 

Qual a RELAÇÃO DA LEITURA com o MUNDO CAÓTICO atual?

A leitura te dá conhecimento e prepara sua mente abrindo seu horizonte cultural. A leitura te dá  CAPACIDADE MENTAL para poder compilar, ponderar e tomar atitudes corretas de acordo com os problemas apresentados em nosso mundo cada vez mais caótico. A leitura te dá uma amplitude capacitativa real de enfrentar o mundo sem apavoramento e encontrar conscientemente soluções.

 

(Técnicas e prazer de leitura por Alex Germano  – O uso é público)

Sobre o autor